José Carlos Miranda Costa
Nascido a 30 de Janeiro de 1956

Quem Sou...

Lisboeta de 61 anos de idade, filho legítimo da Mouraria e filho adoptivo de Campo de Ourique. Cego de nascença, trabalho como telefonista no ICNF (Instituto de Conservação da Natureza & Florestas) e o meu grande hobby é a Informação Desportiva. Casei com Maria Albertina Nunes Valente Costa, também invisual de nascença, em 21 de Novembro de 1976, gerando com ela 2 filhos: Ana Paula Valente Costa, nascida a 5 de Maio de 1983 e Pedro Miguel Valente Costa, nascido a 8 de Maio de 1990.

Foi graças a um sonho dos meus catorze anos de idade que colaboro desde 25 de Fevereiro de 1996 na RadImprensa Agência Noticiosa. Comecei a construir o meu sonho em 1981 na Rádio Comercial mas o meu baptismo internacional só se deu em 1987 na Rádio Nacional de Espanha (Rádio 4 de Barcelona) no programa dedicado ao Hóquei em Patins chamado "Stik4". Foi devido à minha actividade neste programa que em 1989 recebi uma placa de homenagem daquela Instituição Radiofónica. Também colaborei na Revista "Stick" de Barcelona que começou em 1989 e terminou em 1996. Foi a minha actividade na Rádio Nacional e na Revista Stick que serviram de trampolim para o "El Mundo Deportivo" de Barcelona, para quem colaboro como correspondente desde 18 de Março de 1991. Em duas ocasiões participei em 1991 e 1992 no programa "El Larguero" da "Cadena SER", programa nocturno de maior audiência em Espanha.

Em 1991 estive presente no Campeonato Mundial de Hóquei em Patins que se realizou nas cidades do Porto e de Braga e já em 2008, precisamente a 28 e 29 de Julho, estive presente na Final Four da Taça de Portugal que se realizou em Aljustrel como Jornalista convidado com a responsabilidade de comentar os 3 jogos para as rádios "Barcelos" e "Voz de Alenquer", onde muito amavelmente fui agraciado pela direcção do H. C. Braga com um galhardete autografado por todo o plantel.

A minha ligação à Granada FM começou em 1998 quando quis saber se acompanhavam o Estrela de Vendas Novas. Já é a 10ª época que levo colaborando com esta rádio e já é a 4ª época consecutiva que o Carlos Branco aposta em mim para fazer um Painel de Resultados, programa que apresento todos os domingos às 21:15 horas, 20:15 dos Açores. Quando faço este painel de resultados para a Rádio Granada, lembro-me sempre dos meus catorze anos, quando andava pelo corredor de minha casa com o balde de praia a fingir de microfone com o qual "dava alguns resultados" que fixava de memória através de algumas rádios que ouvia e outros ainda inventados por mim, e dizia "Rádio Desporto, com locução de José Carlos Costa". O referido programa "Rádio Desporto" era transmitido pela Emissora Nacional às 21:20 horas, precisamente a hora a que faço todos os domingos o Painel de Resultados para a Rádio Granada e era apresentado por Artur Agostinho, Fernando Pires e Manuel Aragão.

A minha forte ligação ao Hóquei em Patins deve-se à Sesimbra FM que desde a época 2001-2002 apostou em mim para colaborar na sua equipa desportiva. Foi a partir daí que comecei a recolher os resultados das 2ª e 3ª Divisão, Femininos e por incentivo do meu amigo Pedro Jorge Cabral apostei na recolha dos campeonatos de Juniores, Juvenis e Iniciados, este somente da zona sul, que também forneço à Sesimbra FM, à Popular FM (somente alguns destes resultados) e em directo na Granada FM. De 2003 até meados de 2006 mantive uma rubrica na Rádio Sines intitulada "Memórias" apresentada todas as 4ªs Feiras às 17 horas no programa "Ao cair da Tarde", responsabilidade da minha amiga São do Vale, que me introduzia desta forma: "Memórias: Histórias de quem transforma os sons em imagens dia após dia, Crónicas contadas por José Carlos Costa, aqui ao cair da tarde". Também na Sesimbra FM, participei no programa "As Nossas Manhãs", entre 2000 e 2001, da responsabilidade de Francisco José Maciel e depois no "Pátio das Cantigas" de Dário Ferreira entre 2002 e 2004 em que contava histórias lisboetas. Nunca esquecerei também a pausa que Roberto Leal fez na gravação do "Malhão de Cinfães" incluído no CD dedicado à Amália Rodrigues, para verificar como é que eu fazia a leitura do comentário a um jogo de Basquetebol entre a Oliveirense e a Portugal Telecom e que proclamou esta última equipa como Campeã Nacional.

Para aqueles que são meus amigos, para além do habitual "Comigo é Sempre a Abrir", tenho uma frase que digo sempre às pessoas que me abordam: "Gosto de viver os momentos bons da vida e agarrar as oportunidades com ambas as mãos". É graças a estas oportunidades que já estive em Madrid, em Valência, a cada 2 anos vou a Barcelona, cidade pela qual eu sou um eterno apaixonado e em 1995 estive em Toronto no Canada onde passei 15 dias maravilhosos. Sozinho tenho percorrido vários pontos do país porque gosto de estar com aqueles que são meus amigos. Gosto de sentir os sons e cheiros das terras por onde passo e transformá-los em imagens.

Enquanto o Pai Natal não me puser no Sapato um pacote de Juízo, eu continuo a fazer as coisas que gosto e a viver a vida como se tivesse visão.

 

VEJA AQUI ALGUNS MOMENTOS DA MINHA CARREIRA...

 

Mensagens dos Meus Filhos no Dia do Pai...

 

Ana Costa (filha): Tenho o maior orgulho emTi... Pai, serás sempre um exemplo de vitória pra a minha vida...ADORO-TE MUITO...

 

Pedro Costa (filho): Neste dia especial te digo que o que tu fazes é muito "fixe" principalmente porque outras pessoas com as tuas ou melhores condições (físicas) não eram capazes... FELIZ DIA DO PAI...